ESPAÇO Á BEIRA DE GIL VICENTE

O Espaço “À Beira de Gil Vicente” foi idealizado e concebido para a realização de eventos culturais. Neste espaço os estudiosos e curiosos deste Autor Português, podem encontrar uma pequena Biblioteca Vicentina à sua disposição situada numa Mezanine acolhedora, tornando-se num confortável local de estudo e pesquisa das suas obras. O salão Gil Vicente está também preparado para ser palco de diversas actuações, dispondo inclusive de zona de camarins de apoio, é ainda um espaço adequado para qualquer tipo de exposição, onde a arte e a natureza se fundem na perfeição.

PORQUÊ GIL VICENTE?

O Espaço “À Beira de Gil Vicente”, situado no centro de Guimarães de Tavares, é dedicado a este famoso autor Português, por se crer que Gil Vicente tenha nascido ou passado os anos da sua juventude nesta aldeia beirã de Guimarães. Os inúmeros testemunhos, nas obras deste dramaturgo, sobre a Beira Alta, quer a nível de topónimos, quer das personagens, quer ainda dos títulos de algumas das suas obras, levaram vários estudiosos da obra de Gil Vicente, nomeadamente Carolina Michaëlis de Vasconcelos, Audrey Bell, Anselmo Braancamp Freire, Albino Forjaz de Sampaio, Augusto Pires de Lima, José Coelho, Valentim da Silva e Amândio Marques, a apoiar a tese beirã sobre as suas origens.

OBRAS DE GIL VICENTE

“Pode-se afirmar que a maior parte das figuras com que Gil Vicente objectiva o seu teatro, são encarnações de viva realidade arrancadas a esta parte da Beira que tem por pano de fundo a mais alta montanha de Portugal”- in Valentim da Silva.

Personagens:
  • Pastores da Serra da Estrela (Auto Pastoril)
  • Guardadora de patos (Auto da Fama)
  • Pero Marques o Juiz da Beira, (Juiz da Beira)
  • Inês Pereira, mulher de Pero Marques (Farsa de Inês Pereira)
  • Pastor André e Mofina Mendes (Auto da Mofina Mendes)
Titulos de Obras:
  • Auto Pastoril da Serra da Estrela
  • O juiz da Beira
  • Clérigo da Beira

“Pode-se afirmar que a maior parte das figuras com que Gil Vicente objectiva o seu teatro, são encarnações de viva realidade arrancadas a esta parte da Beira que tem por pano de fundo a mais alta montanha de Portugal”

- in Valentim da Silva

Para obter um contacto nosso, com mais detalhes para o seu evento na Quinta da Cerca, por favor preencha o seu pedido de reserva.